Com o tema “O Futuro do Continente”, o evento conta com o patrocínio do Banco Comercial do Atlântico (BCA).
Segundo Olavo Correia, Ministro Finanças, o objetivo da realização do evento em Cabo Verde é construir uma voz comum sobre a África, focalizada nos desafios de desenvolvimento com os quais os países estão hoje confrontados, sobretudo, nos três pilares fundamentais: combate à pobreza e à pobreza extrema, combate às desigualdades sociais, de género e regionais, e criação de empregos qualificados, bem remunerados para os jovens e para as mulheres.
No evento, também serão discutidos, os desafios do futuro: a transição energética, edificação de uma economia de baixo carbono e circular, a transição digital. Na mesma linha, a necessidade de diversificarmos a economia africana com uma maior e melhor integração regional, para que seja mais resiliente e capaz de produzir mais para o consumo interno e deixar de ser um continente importador.
O evento conta com a participação de quase todos os países africanos, entre Ministros e Governadores de vários convidados internacionais.
As conclusões do African Caucus na ilha do Sal serão levadas à Assembleia Anual das duas instituições internacionais, no próximo mês de outubro.
Fonte: https://expressodasilhas.cv/politica/2023/07/04/mais-de-300-politicos-e-especialistas-debatem-futuro-de-africa-na-ilha-do-sal/86586