A iniciativa transformadora visa fornecer hortaliças e legumes para a confecção de refeições para as crianças e jovens acolhidos pela instituição. Além disso, quando houver excedentes, os produtos também beneficiarão a comunidade de Santa Catarina, reforçando o impacto positivo na região.
Durante a visita ao local, a equipa do BCA , foi acompanhados por dois responsáveis das Aldeias SOS, Marco Paulo Monteiro e Ualter Correia, foi possível conhecer a casa número 9, carinhosamente chamada de "Casa Santiago", que é apadrinhada pelo BCA no âmbito do protocolo. Esta casa acolhe crianças que perderam ou estão em risco de perder os cuidados parentais, proporcionando-lhes um ambiente familiar e acolhedor.
Outro momento marcante da visita foi a interação com Marco Paulo Monteiro, um dos gestores das Aldeias SOS e um exemplo inspirador, pois é também uma "ex-Criança SOS". Ele apresentou outros projetos desenvolvidos pela organização, destacando o compromisso em oferecer oportunidades e transformar vidas.
Como parte da iniciativa, foi realizada uma ação simbólica para contribuir com a constituição do horto escolar. Mudas de plantas foram plantadas com o auxílio de uma das crianças da Casa Santiago, representando o compromisso do BCA em cultivar não apenas alimentos, mas também esperança e um futuro melhor para aqueles que mais necessitam.
Este projeto é uma clara demonstração do impacto positivo que a parceria entre o BCA e as Aldeias SOS tem gerado, alinhando-se aos valores de responsabilidade social e sustentação de comunidades.
O BCA – Sempre ao lado dos que fazem o futuro.