O BCA marcou presença na primeira edição da iniciativa "Empresa Excelência", um projeto promovido pela BTOC Cabo Verde, com cofinanciamento do Accelerator Lab do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O evento decorreu no dia 20 de fevereiro de 2025, na Universidade de Santiago, em Sucupira, e teve como objetivo reconhecer e premiar empresas que se destacam pelo seu desempenho e boas práticas de gestão.

A iniciativa "Empresa Excelência" surgiu com o propósito de fortalecer o tecido empresarial cabo-verdiano, promovendo a boa governança, transparência e sustentabilidade como fatores essenciais para a competitividade económica. Nesta primeira edição, um total de 60 empresas registaram-se na plataforma, 34 concluíram o processo de registo e 19 formalizaram a candidatura para obtenção do selo de Excelência. Destas, 10 foram premiadas por se destacarem no panorama empresarial nacional.

O BCA, parceiro da iniciativa, esteve representado pelo Presidente da Comissão Executiva, Dr. Francisco Santos Silva, pelo Administrador Dr. Rui Vidal e uma comitiva do BCA, composta por Diretores, Coordenadores e Técnicos.

O evento contou com três momentos principais. A abertura foi marcada pelo discurso da representante adjunta do PNUD em Cabo Verde, Dr.ª Anna Chyzhkova, que destacou a importância da iniciativa para a promoção da boa governança e sustentabilidade no setor empresarial. O responsável da BTOC Cabo Verde, Drº Carlos Graça, sublinhou os desafios da primeira edição e a necessidade de credibilizar o projeto junto dos agentes económicos.

Seguiu-se um debate sobre educação financeira, moderado pelo Dr. Vlademir Fonseca, com a participação da Drª Ana Camargo e do Dr. João Carlos Silva, que enfatizaram a relevância da literacia financeira para o sucesso empresarial.

O evento culminou com a entrega dos prémios às 10 empresas distinguidas: Água Service-By Water Care Group, EMEP - Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia, Enacol, Guia de Serviços, Inktoner, Grupo Khym Negoce, Farmácia Jovem, Medis Pharma, Salss Garrafeiras e Sesis. E o BCA representado pelo seu Presidente da Comissão Executiva, Dr. Francisco Santos Silva, teve a honra de entregar o prémio à empresa Enacol, representada pelo Senhor Luís Víula, Diretor de Vendas B2C. 

O momento simbolizou o compromisso do Banco em apoiar o desenvolvimento empresarial em Cabo Verde, incentivando boas práticas e promovendo o acesso a financiamento para o crescimento das empresas nacionais.


O BCA reafirma o seu compromisso com a dinamização do setor privado, através de iniciativas que impulsionam a inovação, a formalização e a sustentabilidade das empresas, contribuindo para o fortalecimento da economia cabo-verdiana.

BCA, Sempre ao lado dos que fazem o futuro.

Eme X2025

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 05

Foto 06

Foto 07

Foto 08

Foto 09